Logotipo de Secullum

Preguntas frecuentes

Preguntas frecuentes

Volver

Compensação Diária - Secullum Ponto Offline

A Compensação Diária é uma opção onde podemos configurar um horário flexível para aqueles colaboradores que não possuem hora certa para entrar ou sair do trabalho, oferecendo maior liberdade para o empregado no cumprimento de seu horário.

Com a Compensação Diária configurada, o colaborador deverá cumprir apenas a carga horária do seu horário, assim, o empregado não terá a rigidez de entrar sempre às 08h e sair às 18h como de costume, possibilitando que o empregado possa assim se auto gerenciar em suas entradas e saídas.

Esse opção tem como proposta diminuir taxas de faltas, atrasos e horas extras, desde que os funcionários cumpram com sua carga horária configurada.

Algumas informações sobre a utilização da Compensação Diária:

  • Por se tratar de uma compensação, as tolerâncias diárias e por batida serão consideradas para os cálculos de Extras/Faltas. Dúvidas sobre o compensado, clique aqui;

  • Faixas de extras funcionam normalmente nesse modo de compensação;

  • Não aconselhamos utilizar horários diurnos e noturnos no mesmo horário em compensação, pois o Fechamento poderá variar durante os dias, fazendo com que a alocação de batidas aloque errado dias trabalhados no período da manhã;

  • Para um funcionário horista em que o mesmo não deve ganhar Extras/Faltas, configure uma carga horária alta, sabendo que o colaborador nunca atingirá esse total de horas no dia e para que ele não ganhe Faltas, marque o Neutro no horário;

  • Para que não gere Faltas no Secullum Ponto Offline, marque a opção Neutro no horário ou em Cartão Ponto, desconsiderando assim as Faltas no dia;

  • Alguns exemplos que podem usar esse tipo de horário: Professores, Vigias, Postos de Gasolina (Frentistas), Restaurantes (Garçons), Hotéis (Recepcionistas), etc;

  • É possível utilizar a Compensação Diária em escalas mensais, porém, aconselhamos a criar 2 horários distintos, um para cada período do dia (diurno e noturno).


Cadastrando horário em Compensação Diária

Para cadastrar esse horário, vá até o menu principal na tela do Ponto Offline - Horários e clique em Incluir para adicionar um horário. Dentro de Opções - Modo de Cálculo, marque a opção Horário em modo de compensação e configure Carga diária.

Em seguida, veja que no cadastro do horário temos apenas três opções para a configuração do horário, configure nessa tela a Carga Horária que o colaborador deverá realizar diariamente e clique em Salvar:

  • Neutro: Neutraliza as faltas do dia, não contabilizando essa horas. Marcando o Neutro em dias sem marcações, o sistema lançará o dia como Folga;
  • Fechamento: O fechamento é utilizado na importação de registros, a fim de alocar batidas em situações onde o funcionário inicia sua jornada em um dia de trabalho e termina a mesma no dia seguinte. Para maiores informações dessa opção, clique aqui.


Cálculos em Compensação Diária

Em Cálculos, veremos como o sistema calcula os dias com a compensação, prezando pela carga horária configurada no horário do colaborador. Caso ultrapasse a carga, será contabilizado horas Extras, não completando a carga do dia, será contabilizado horas Faltas. Caso o cliente configure faixas diferentes de Extras, esse tipo de compensação faz a divisão correta, conforme a configuração realizada no horário:

Abaixo algumas explicações dos dias, conforme imagem acima:

  • 03/01/22: Funcionário realizou 01:12min a mais que sua carga no dia. Nesse horário está configurado duas faixas de extras onde, até 1 hora será lançado extras para a coluna Ex50% e após isso, será enviado as horas/minutos para a segunda coluna, aqui configurada como Ex65%;

  • 04/01/22: Funcionário realizou horário diferente que o primeiro dia, porém cumpriu sua jornada de trabalho normalmente, fechando assim suas 08:48min de Normais;

  • 05/01/22: Funcionário faltou 10min de sua carga, contabilizando assim esses minutos em Faltas. Lembrando que aqui, o sistema verifica o valor configurado em Limite mínimo de extras/faltas no final dia, se houver batida iguais ou maiores que o valor configurado, esses minutos serão considerados como Extra ou Falta. Neste exemplo, o horário possui 10min de Limite mínimo no dia, gerando assim os minutos de Falta;

  • 06/01/22: Funcionário faltou 9min de sua carga, não contabilizando assim esses minutos em Faltas. Lembrando que aqui, o sistema verifica o valor configurado em Limite mínimo de extras/faltas no final dia, se houver batida iguais ou maiores que o valor configurado, esses minutos serão considerados como Extra ou Falta. Neste exemplo, o horário possui 10min de Limite mínimo no dia, não gerando assim os minutos como Falta;

  • 07/01/22: Funcionário faltou 11min de sua carga, contabilizando assim esses minutos em Faltas. Lembrando que aqui, o sistema verifica o valor configurado em Limite mínimo de extras/faltas no final dia, se houver batida iguais ou maiores que o valor configurado, esses minutos serão considerados como Extra ou Falta. Neste exemplo, o horário possui 10min de Limite mínimo no dia, gerando assim os minutos de Falta;

  • 10, 11 e 12: Nesses dias o funcionário teve justificativas variadas, com ajustes e abonos, não descontando assim nada do funcionário;

  • 13/01/22: Funcionário trabalhou apenas na parte da manhã, nesse caso ele ganharia falta, por não ter completado a carga no dia, porém, em Cartão Ponto foi marcado o Neutro no dia, neutralizando assim as Faltas;

  • 14/01/22: Funcionário trabalhou apenas na parte da manhã, gerando assim Faltas por não ter completado sua carga diária.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto
Categoría: Soporte
 
Última Actualización : 18/01/2022
Cantidad de accesos: 1251

Soporte Técnico

Secullum presta soporte por intermedio de distribuidores acreditados distribuidos por territorio nacional. Contacte el distribuidor que comercializó el sistema para obtener soporte. En caso usted no sepa cual distribuidor atiende a su empresa, o esté encontrando dificultades en el contacto o atendimiento con el distribuidor, por favor entre en contacto con nosotros.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp