Logotipo de Secullum

Preguntas frecuentes

Preguntas frecuentes

Volver

Como comunicar com equipamentos | Secullum Ponto Web

A comunicação entre o sistema Secullum Ponto Web e os equipamentos de relógio de ponto desempenha um papel crucial na gestão eficiente da presença e do tempo de trabalho em ambientes corporativos. Essa interação é facilitada por meio da instalação de um agente de comunicação, um componente essencial que estabelece e mantém a conexão entre o sistema central e os dispositivos de registro de ponto.

Neste contexto, exploraremos como realizar essa comunicação, destacando sua importância na automação de processos, além de discutir a necessidade do agente de comunicação para garantir o funcionamento adequado dessa interação vital.

Configurações de conexão do equipamento

Antes de estabelecer a conexão com o Secullum Ponto Web, certifique-se de que o equipamento de ponto esteja corretamente configurado. Isso pode envolver configurar fisicamente o endereço IP do dispositivo, a porta de comunicação, os protocolos de comunicação (como TCP/IP), entre outras configurações relevantes.

Depois de configurar fisicamente o equipamento, configure o dispositivo no sistema conforme instruções abaixo.


Cadastro do equipamento no Secullum Ponto Web

Dentro do Ponto Web, acesse o menu: Manutenções - Equipamentos - Cadastro. Clique no ícone para adicionar um equipamento;

Na tela a seguir, veremos as opções:

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  • Descrição: Descrição do equipamento;
  • Marca / Modelo: Fabricante e modelo do equipamento. Para verificar os equipamentos integrados com o Secullum Ponto Web, clique aqui;
  • Comunicação: Tipo de comunicação que o equipamento irá usar, podendo ser: TCP/IP, USB, API REST, PUSH, iDCloud;
  • Endereço: Endereço IP do equipamento;
  • Nome do Computador: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, aqui mostrará o computador que está vinculado ao Agente de Comunicação;
  • Versão do Serviço de Comunicação: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, mostrando a versão do Agente de Comunicação que está instalado no computador;
  • Empresa: Empresa a qual o equipamento está vinculado;
    • Empresas Relacionadas: É utilizado quando empresas do mesmo grupo econômico (Matriz e Filial) usam o mesmo relógio para os funcionários registrarem o ponto.
  • Centro de Custo: Opção para filtrar em qual centro de custo os funcionários poderão fazer marcações;
    • Enviar somente funcionários deste centro de custo: Marcando a opção, irá enviar para o centro de custo selecionado, somente os colaboradores que em seu cadastro estiverem com o mesmo centro de custo.
  • Equipamento desativado: Indica que o equipamento não é mais utilizado pela empresa (equipamento danificado, desligado, etc).

OPÇÕES DE COMUNICAÇÃO

  • Configurações: Nessa tela é onde podemos configurar algumas opções, de acordo com o modelo do equipamento. Opções como: Número Serial do REP, Último NSR coletado, Status, Periféricos, Horário de Verão, etc.
  • Manutenção de Funcionários: Aqui podemos realizar algumas manutenções, por exemplo:
    • Envio de funcionários para o REP;
    • Exclusão de funcionários do REP;
    • Recebimento de cadastros do REP para o Ponto Web;
    • Envio e recebimento de biometrias faciais;
  • Empregador: Nessa opção podemos enviar ou receber os dados da Empresa;
  • Recebimento de Registros: Se habilitado, gera uma cópia das marcações recebidas no sistema, em um formato igual o AFD do relógio. Essa opção esta disponível apenas para alguns modelos de equipamentos;
  • Log de Alterações de Data e Hora: Opção onde é possível verificar se houve adulteração da Data e Hora do relógio. Essa funcionalidade está disponível para alguns modelos dos fabricantes: Henry, Control iD e Topdata;
  • Desativar envio automático de dados: Marcando esta opção, não serão enviados automaticamente dados para o REP. Caso você deixe essa opção desmarcada, ao alterar o Nº de Folha por exemplo de um funcionário, dentro de 1 minuto será enviado automaticamente essa alteração para o REP.

Desativar envio automático de dados

Opção que enviará ou não as configurações dos colaboradores e do REP para o relógio de ponto automaticamente, dentro de 1 minuto. Essas configurações podem ser: Nome, N° de Folha, N° Identificador, CPF, PIS, Leitoras do equipamento, Senha do Menu, Digitais entre outras em que podem ser enviadas para o relógio.

Desativar recebimento automático de registros

Opção para receber ou não os registros automaticamente dos equipamentos cadastrados no sistema, esse recebimento se dará num intervalo de 5 minutos de ociosidade (sem que nenhuma comunicação tenha acontecido dentro desses minutos).

Comunicar com equipamento em modo REP-P

Essa opção faz o equipamento funcionar como um REP-P. Assim, quando alguém registra o ponto nele, o comprovante é enviado para a Central do Funcionário.


Instalação do Agente de Comunicação

O Secullum Ponto Web requer a instalação de um agente de comunicação em um computador na mesma rede local onde o equipamento de ponto está localizado. Este agente de comunicação é responsável por intermediar a comunicação entre o software e o equipamento de ponto.

Importante
Para instalar o agente de comunicação, clique aqui.

Após a instalação do Agente de Comunicação, configure o mesmo entrando com o Usuário, Senha e o Banco de Dados do cliente. Esses dados devem ser os mesmos utilizados para acessar o Secullum Ponto Web. Veja abaixo no vídeo como realizar esse processo:


Página inicial do Secullum Ponto Web

Na Página Inicial do sistema, na aba EQUIPAMENTOS, podemos verificar os equipamentos que estão atualmente conectados e/ou desconectados. Também é possível visualizar o Nome do Computador que o Agente de Comunicação esta instalado, identificando de maneira fácil onde o equipamento está conectado no momento.


Diagrama da comunicação de equipamentos com o Secullum Ponto Web

Para usar o Agente de Comunicação do Secullum Ponto Web, você precisa instalá-lo em um computador conectado à mesma rede que o equipamento. Quando o Status do Equipamento mostra "Conectado", você pode enviar ou receber configurações de qualquer lugar usando apenas o navegador.

Este é um diagrama de uma rede comum, onde é necessário ter um Agente de Comunicação em cada rede, segue abaixo o diagrama para melhor entendimento.

Observação
Se o cliente não tiver um computador para instalar o Agente de Comunicação, ele pode usar o Secullum Comunicador Servidor. Para mais detalhes, clique aqui.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoría: Soporte
 
Última Actualización : 19/03/2024
Cantidad de accesos: 9061

Soporte Técnico

Secullum presta soporte por intermedio de distribuidores acreditados distribuidos por territorio nacional. Contacte el distribuidor que comercializó el sistema para obtener soporte. En caso usted no sepa cual distribuidor atiende a su empresa, o esté encontrando dificultades en el contacto o atendimiento con el distribuidor, por favor entre en contacto con nosotros.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp