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O que fazer quando aparecer a mensagem "SQL Server Inexistente ou Acesso Negado" ao entrar nos sistemas desktop da Secullum?

A mensagem de erro SQL Server Inexistente ou Acesso Negado pode ocorrer por diversos motivos, sendo alguns deles: Permissões de usuário, serviços do SQL Server parados, conexão com o banco de dados configurado incorretamente, ou até mesmo, a inexistência do serviço do SQL Server no computador.

Para identificar se o problema está no software da Secullum ou nos serviços do SQL Server, é possível criar um arquivo que armazena informações de conexão com base de dados, onde nele podemos testar essa conexão, esse arquivo é chamado de .UDL.

Para criar este arquivo e testar a conexão com o banco de dados, siga os procedimentos abaixo:

1. Crie um novo arquivo de texto em qualquer lugar do computador, e renomeie esse arquivo para db.udl. Lembrando que a extensão do arquivo deverá ser .udl;

2. Execute o arquivo criado e na aba Provedor, selecione a opção Microsoft OLE DB Provider for SQL Server;

3. Na guia Conexão, realize as seguintes configurações:

  • Em 1. Selecione ou insira um nome de servidor, nesse campo, insira o servidor (nome do computador) e a instância do SQL Server, por exemplo: Secullum-PC\SQLExpress;

Dica
As informações do Servidor e da Instância, podem ser verificadas no Configurador de Banco de Dados, arquivo localizado dentro da pasta dos sistemas da Secullum.

  • Em 2. Insira as informações para fazer logon no servidor, selecione Usar nome de usuário e senha específicos, e no campo Nome de usuário, coloque o nome do usuário do banco de dados, como sa, e na senha, coloque a senha desse usuário, como _43690 (padrão Secullum), caso tenham instalado no padrão da Secullum;

  • Em 3., deixe marcado Selecionar o banco de dados no servidor e selecione o nome do banco no servidor, como "PontoSecullum4" por exemplo.

  • Após as configurações acima, clique então em Testar conexão, se aparecer a mensagem de Teste de conexão concluído com êxito, significa que possivelmente o problema pode estar ligado ao sistema Secullum, porém, se aparecer alguma outra mensagem, o problema provavelmente está no serviço do SQL Server ou no computador em si.


Habilitando extensões dos arquivos no Windows

Para que consiga executar com êxito os passos acima e a criação do arquivo .udl, no Windows devemos habilitar uma opção (caso não esteja marcada) para que apareça as extensões dos arquivos, dessa forma, conseguiremos criar o arquivo .udl da forma correta. Abaixo passos para habilitar as extensões dos arquivos no Windows:

Windows 8 e 10

  • No Windows 8, escolha Área de trabalho. No Windows 10, clique no botão Iniciar;
  • Abra o Painel de controle;
  • Escolha Opções de pasta em Aparência e personalização;
  • Clique no ícone Opções à direita da faixa de opções;
  • Na caixa de diálogo Opções de pasta, selecione a guia Exibir;
  • Selecione Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas;
  • Desmarque Ocultar extensões para tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.


Windows 7

  • Selecione Iniciar - Painel de controle;
  • Na caixa de diálogo Painel de controle, clique duas vezes em Aparência e personalização;
  • Na caixa de diálogo Aparência e personalização, clique duas vezes em Opções de pasta, ou clique em Exibir arquivos e pastas ocultos em Opções de pasta;
  • Na caixa de diálogo Opções de pasta, assegure que Exibir arquivos e pastas ocultos esteja selecionado;
  • Clique em OK.


Windows XP

  • No Windows Explorer, escolha Ferramentas > Opções de pasta;
  • Clique na guia Visualizar na caixa de diálogo Opções de pastas;
  • Em Configurações avançadas, selecione Exibir arquivos e pastas ocultos;
  • Cancele a seleção da opção Ocultar extensões para tipos de arquivos conhecidos;
  • Clique em OK;


Conexao.udl

Quando utilizado outros tipos de conexão com o SQL Server ou Oracle, renomeie o arquivo db.udl para conexao.udl e cole o arquivo na pasta do sistema Secullum Ponto Offline, dessa forma, a conexão do banco de dados com o sistema se dará por este arquivo.

Aviso
Esse procedimento só funcionará para o Ponto Offline e o arquivo .udl deve estar devidamente configurado, conforme procedimentos anteriores.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Several
Category: Technical support
 
Last Update: 06/09/2022
Number of Access: 19122

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