Secullum logo

Common questions

Common questions

Back

Centro de Custos | Secullum Ponto Web

Centro de Custos resumidamente falando é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas.

Um centro de custos também pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.

No Secullum Ponto Web sua interpretação muda um pouco, aqui essa opção serve para separar as horas trabalhadas por cada centro de custo, podendo filtrar também essas horas por funcionário e por batida. Lembrando que para fazer essa separação de horas, devemos definir nos equipamentos qual centro de custo ele irá participar.

Um exemplo básico de utilização:

Digamos que tenhamos 2 centros de custos. Durante a manhã, o funcionário trabalhou 04hrs no Centro de Custo 1 e na tarde 05hrs no Centro de Custo 2, totalizando 09hrs o dia inteiro;

     Filtrando pelo Centro de Custo 1, é esperado que sejam mostradas apenas as 04hrs em Cálculos;
     Filtrando pelo Centro de Custo 2, é esperado que sejam mostradas apenas as 05hrs em Cálculos.


AVISO
A opção Centro de Custos está disponível na versão Ultimate do Secullum Ponto Web.


Cadastrando Centro de Custos

Dentro do Secullum Ponto Web vá até o caminho: Cadastros - Centros de Custos:


Clicando no ícone adicionaremos um novo centro de custo:

Nessa tela temos:

  • Descrição: Informe um nome para o Centro de Custos;
  • Código: Informe um código para o Centro de Custos.


Funcionários

Ao criar os Centros de Custos, devemos vincular os mesmos para os funcionários, depois em Cálculos será possível filtrar suas horas trabalhadas em cada centro de custos.

Para vincular em funcionários vá até o caminho: Cadastros - Funcionários - Clique duplo no funcionário desejado - Dentro do cadastro do mesmo, clique na aba CENTRO DE CUSTOS e selecione um ou todos. Lembrando que os funcionários podem participar de um ou vários centros de custos ao mesmo tempo.

Depois da inclusão, basta clicar em Salvar.


Equipamentos

Em equipamentos, devemos vincular os Centro de Custos para que assim, no momento de filtrar em cálculos, podemos visualizar em qual equipamento foi marcado o ponto.

Para vincular em equipamentos vá até o caminho: Manutenções - Equipamentos - Cadastro - Clique duplo no equipamento desejado - Dentro do cadastro dele, configure o centro de custos. Lembrando que podemos ter vários equipamentos vinculados ao mesmo centro de custos.

  • Enviar somente funcionários deste centro de custo: Marcando a opção, será enviado apenas funcionários que tiverem o mesmo Centro de Custos que esse equipamento.


Relatórios - Cálculos

Na tela de Cálculos é onde filtraremos as batidas realizadas nos Centros de Custos. Para realizar esse filtro, vá até o caminho: Relatórios - Cálculos - Filtros - Centro de Custos.


Filtro por Centro Custos

Selecionando qualquer Centro de Custos e clicando em Concluir, em Cálculos aparecerá todos os funcionários na listagem, porém, as marcações só aparecerão dos funcionários que participam do centro de custo marcado anteriormente:


Filtrar apenas funcionários - Centro de Custos do funcionário

Utilizando Centro de Custos do funcionário, o sistema filtrará todos os funcionários do centro de custo selecionado em seu cadastro. Por exemplo marcando Desenvolvimento Equipe B, em Cálculos aparecerão todos os funcionários que foram incluídos nesse centro de custo, funcionários que não estão nesse centro de custo não serão listados.

Outro ponto importante ao filtrar com essa opção, as batidas dos funcionários listados também só aparecerão do centro de custo selecionado, então, se o funcionário realizou marcações em um centro de custo não selecionado no filtro, essas marcações não serão listadas em Cálculos:


Filtrar apenas funcionários - Centro de Custos das batidas

Marcando Centro de Custos das batidas, o sistema filtrará todos os funcionários que realizaram batidas no centro de custo selecionado, independente do cadastro do funcionário possuir um centro de custo diferente.

Por exemplo, o funcionário Gabriel em seu cadastro está configurado no centro de custos Desenvolvimento Equipe B, porém realizou marcações no equipamento que está configurado o centro de custo Suporte Técnico A. Ao selecionarmos Suporte Técnico A nos filtros de batidas em Cálculos, esse funcionário será listado juntamente com suas batidas realizadas no centro de custos Suporte A.

Outro ponto importante ao filtrar com essa opção, as batidas dos funcionários listados também só aparecerão do centro de custo selecionado, então, se o funcionário realizou marcações em um centro de custo não selecionado no filtro, essas marcações não serão listadas em Cálculos:


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Category: Technical support
 
Last Update: 12/08/2023
Number of Access: 1483

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp