Secullum logo

Common questions

Common questions

Back

Como lançar eventos no Ponto Secullum 4 ?

No Ponto Secullum 4 é possível criar Eventos como: Vales, Ordens, Adiantamentos salariais ou qualquer tipo de pagamento antecipado. Esses eventos são usados nos programas de Folha de pagamento (terceirizados). Depois de criado e lançado os eventos para os funcionários, você pode exportá-los usando o layout de exportação de cálculos, para em seguida esse arquivo ser importado no programa da folha de pagamento.

Cadastro de Eventos

Antes de lançarmos os eventos, devemos criá-los, para isso vá no menu: Cadastros - Eventos:

Nesta tela temos as seguintes opções para cadastramento:

   Código: O código solicitado na tela, se refere ao código do evento que será lançado no holerite. Portanto ao informar o Código, você deve informar o mesmo código do evento usado no programa de Folha de Pagamento, pois esta é a chave para a comunicação dos mesmos, caso tenha dúvida em relação a este código verifique junto à contabilidade da empresa quando for cadastrar um evento, para saber qual é o código do mesmo;

     Por exemplo: Horas Normais é o evento número 1, portanto Vale Transporte não pode ser cadastrado com este número. Consultando a relação de verbas e códigos de eventos da folha de pagamento, constatamos que o código de Vale Transporte é 123. Portanto, é o número correto para cadastro deste evento.

   Descrição: Cadastre o nome do evento, o mesmo usado na contabilidade. Como Vale Transporte, Adiantamento Salarial, Plano de Saúde, Cesta Básica entre outros;

   Incluir automaticamente para todos os funcionários: Sistema lança automaticamente o evento para todos funcionários:

   Dia padrão: Habilitado somente quando a opção Incluir automaticamente para todos os funcionários for selecionada, nesta opção configuramos o dia que o sistema irá lançar o evento automaticamente;

   Unitário Padrão: Valor do evento;

    Utilizar dias úteis do mês para quantidade: Define a quantidade a ser lançada de evento de acordo com o número de dias úteis do início do mês até o dia atual;

     Por exemplo: No mês de Dezembro de 2018 contamos dias úteis a partir do dia 3, sem contar neste caso Sábados e Domingos, até o dia 10/12 teremos 6 dias úteis, contabilizando 6 na Quantidade. Dia 11/12 contará 7 dias úteis, contabilizando 7 na Quantidade e assim por diante:


Lançamento de Eventos

Após cadastrar os eventos, devemos lançar os mesmos, para isso acesse o menu: Movimentações - Lançamento de Eventos:

Na tela de Lançamento de Eventos, temos as seguintes opções:

   Nome: Lista de funcionários para a inclusão do Evento, podendo utilizar Todos, para listar todos funcionários, ou especificamente, selecionando o funcionário que irá ser atualizado nesta tela;

   Período: Período para listagem de Eventos criados para os funcionários;

   Atualizar: Atualiza a lista, ao atualizar, aparecerá os funcionários e seus respectivos eventos cadastrados. Ao lado direito, aparecerá o Evento e o Valor total do mesmo para um ou para todos funcionários;

   Incluir: Inclui um novo evento para um funcionário específico ou para todos da lista de nomes;

    • Funcionário: Selecione o funcionário que terá um evento lançado;
    • Incluir para todos da lista de nomes: Incluir para todos os funcionários o evento;
    • Data: Data que será lançado o evento;
    • Evento: Selecione o evento que será lançado;
    • Observação: Observação sobre o lançamento de evento;
    • Quantidade: Quantidade de eventos que serão lançados para o funcionário;
    • Valor Unitário: Valor de cada evento;
    • Valor Total: Valor de total dos eventos lançados; (Quantidade X Valor Unitário)

   Alterar: Selecionando um evento já lançado para um funcionário, clicando em Alterar você pode modificar alguma configuração deste lançamento;

   Excluir: Excluir o evento selecionado;

   Copiar Evento: Nesta opção podemos definir quantas vezes e com quantos dias de intervalo, este evento deve ser repetido:

    • Copiar evento ... vezes: Número de vezes que o evento será copiado;
    • Intervalo ... dias: Intervalo para que seja lançado o próximo evento;
    • Incluir numeração na observação: Incluirá um número para controle no campo observação:

    • Forçar vencimento para o mesmo dia: Será lançado sempre para o mesmo dia do evento:

Filtros

Nesta tela você pode lançar filtros para exibir os eventos lançados para os funcionários:

Imprimir

Emite relatório dos eventos lançados no período. Podendo ser impresso detalhado por funcionário, ou um relatório geral:

   • Listagem detalhada por funcionário: Detalha individualmente cada funcionário, informando Quantidade, Valor unitário e Valor:

   • Listagem geral: Detalha todos funcionários que possuem o Evento, informando Quantidade, Valor unitário, Valor e no final do relatório um total geral dos valores:


Lançamento de Eventos com Senha do Funcionário

O lançamento destes eventos também podem ser restrito, ou seja, o lançamento só pode ser efetuado perante a liberação de uma senha do funcionário. Neste caso você precisa criar uma senha em Assinatura Digital para cada funcionário, onde será solicitado essa senha ao lançar um evento.

Para a criação da Assinatura Digital, entre no seguinte menu: Funcionários - Duplo clique no funcionário que irá utilizar esta funcionalidade - Dados Adicionais - Assinatura Digital - Configure uma senha pessoal:


Exportação de Cálculos de Eventos

Depois de lançado os eventos para os funcionários, você pode exportá-los para serem feitos os cálculos e ajustes no Sistema de Folha que o cliente utiliza.

Para exportar esses eventos, entre no menu: Tela de Cálculos - Exportar - Selecione as colunas que deseja exportar e marque a opção Incluir eventos - Configure um local para exportação - Clique Gerar. No arquivo sairá conforme o layout configurado, juntamente sairá os Eventos lançados anteriormente:



Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Ponto Secullum 4
Category: Technical support
 
Last Update: 10/02/2019
Number of Access: 5349

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp