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BackSecullum Gateway
Com o Secullum Gateway você acessa seus equipamentos de ponto e acesso via internet de maneira rápida e segura, onde quer que você esteja, sem a necessidade de configuração de conexões remotas e roteamentos.
Esta ferramenta busca inovar a forma como tratamos a comunicação remota com equipamentos, minimizando transtornos com configurações avançadas de rede e otimizando o tempo para estabelecer tal comunicação.
Para maiores informações, acesse o link:
Ao acessar o gateway, a primeira visão que você tem é esta:
A partir de uma única tela inicial você têm acesso a praticamente todo o sistema. Para saber como utilizar e configurar o Secullum Gateway, basta seguir os balões informativos.
Conforme indica o primeiro balão "Bem vindo, você é novo por aqui?": Comece cadastrando equipamentos e depois ligue-os ao computador que irá fazer a comunicação.
Ao clicar no botão "Equipamentos", recebemos a seguinte tela:
Cadastre um novo equipamento. Utilize o botão azul "+" sempre que desejar criar um novo item no cadastro. Este botão oferece o seguinte menu:
Preencha os campos obrigatórios (*) para configurar a comunicação com o equipamento. Feito isso, também é possível configurar algumas opções de comunicação, tais como: Configurações Avançadas, Empregador, Manutenção de Pessoas e Recebimento de Registros.
Tendo em vista que o menu Configurações e Empregador podem variar de acordo com cada modelo de equipamento, estaremos citando neste manual inicial apenas os menu Manutenção de Pessoas e Recebimento de Registros.
Sobre o menu Manutenção de Pessoas:
Nesta tela é possível visualizar tanto as pessoas cadastradas no Gateway, como também as pessoas cadastradas no próprio equipamento. Além de poder enviar pessoas cadastradas no Gateway, para o equipamento e também receber pessoas cadastradas no equipamento para o seu banco de dados no Gateway.
Sobre o menu Recebimento de Registros:
Permite salvar arquivos localmente (para um caminho pré-definido) ao receber registros através do menu Comunicação. Veremos sobre este menu mais à frente.
Ainda sobre o menu Recebimento de Registros, conforme podemos notar na imagem acima, o mesmo permite salvar em um formato AFD, ou arquivo texto formatado por espaços.
Formato AFD: Arquivo de registro de marcações em um padrão fiscal solicitado pelo MTE e emitido pelos REPs.
Caso deseje saber mais sobre arquivo AFD, visite o link:
Fomato Gateway: Arquivo de registro de marcações em um padrão criado pela Secullum.
Após cadastrar um equipamento, para que seja possível comunicar com o mesmo, instale o Agente do Serviço de Comunicação:
Após instalar o agente de comunicação, conecte-se com o login e senha da sua conta Secullum (criada ao registrar-se no gateway). Após iniciar o serviço, é exibida a lista de equipamentos cadastrados, status de comunicação do equipamento, status do servidor, etc.
Neste manual estamos utilizando um REP como exemplo, portanto os próximos menus (Horários e Níveis de Acesso) não terão muita funcionalidade, pois são utilizados para equipamentos de controle de acesso, porém, é importante saber como funcionam.
Sobre o menu Horários:
Neste menu é possível visualizar e cadastrar faixas de horários, filtrando por hora início e hora fim e também por dias da semana. Este menu trabalha em conjunto com o menu Níveis de Acesso ou como consistência única, direto no cadastro da pessoa.
Sobre o menu Níveis de Acesso:
Neste menu é possível visualizar e cadastrar níveis de acesso para cada equipamento. Sendo eles:
Bloqueado: As pessoas vinculadas ao nível de acesso serão bloqueadas no equipamento determinado, em qualquer horário;
Livre: As pessoas vinculadas ao nível de acesso poderão acessar o equipamento determinado em qualquer horário;
Horário: As pessoas vinculadas ao nível de acesso poderão acessar o equipamento determinado de acordo com o horário configurado;
Sobre o menu Cadastro de Pessoas:
Nesta tela existem alguns campos obrigatórios, como Nº Identificador, Nome e PIS. O estado pode ser bloqueado, livre, controlado por horário ou por nível de acesso.
Caso tenha algum hamster configurado no micro onde está o Agente do Serviço de Comunicação, também é possível cadastrar, alterar ou excluir biometrias através da seção BIOMETRIAS deste menu.
Após concluir o cadastro de uma pessoa, será exibida a seguinte mensagem: "Os dados desta pessoa serão enviados automaticamente para os equipamentos em aproximadamente 1 minuto."
Sobre o menu de Registros:
Este menu é utilizado para verificar os registros de acessos de um determinado equipamento (ou de todos), no período filtrado.
Também é possível fazer download de um arquivo texto com o registro de todos os acessos, conforme demonstrado na imagem acima. Os formatos disponíveis são os mesmos citados anteriormente neste manual, no cadastro de equipamentos - recebimento de registros.
Sobre o menu Comunicação:
Neste menu é possível realizar a comunicação básica com equipamentos, como Enviar data e hora e lista de pessoas, e também Receber registros de acesso.
Conforme destacado na imagem acima, este menu disponibiliza acesso a uma ferramenta de agendamento de comunicação. Veja a imagem abaixo:
Nesta tela é possível agendar tarefas de comunicação por frequências Diárias, Mensais, Semanais e Repetidamente (minutos). Neste agendamento é possível configurar comunicação básica citada anteriomente, para os equipamentos selecionados. Esta tarefa será executada de acordo com a frequência escolhida.
Ao concluir o cadastro do agendamento, é possível ter uma breve descrição de cada agendamento configurado. Conforme imagem abaixo:
Sobre a tela de Logs de Comunicação:
Esta tela exibe as últimas X linhas desejadas de todas as comunicações realizadas com os equipamentos cadastrados.
Após concluir todos os cadastros e realizar a comunicação com os equipamentos, a página inicial exibirá uma "visão geral", dos equipamentos cadastrados e comunicações/operações realizadas.
Em caso de dúvidas, contate o suporte.
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