Common questions
Common questions
BackO que é e como configurar o Ponto por Exceção no Secullum Ponto Web?
O controle de Ponto por Exceção é uma prática baseada na ideia de que os colaboradores de uma empresa só precisam fazer o registro de jornada em situações excepcionais, ou seja, só é preciso realizar qualquer registro nos casos de:
- Atrasos;
- Faltas;
- Horas extras;
- Licenças;
- Férias;
- Afastamentos
Caso uma empresa deseje realmente utilizar o controle de Ponto por Exceção, ela deve possuir:
Ou acordado com os seus colaboradores;
Ou em convenção coletiva;
Ou em acordo coletivo.
Essa opção se resume a lei da CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943, que diz:
§ 4º - Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. (Incluído pela Lei nº 13.874, de 2019).
Para configurar o Ponto por Exceção no Secullum Ponto Web, entre no caminho: Cadastros - Horários - Selecione o horário - Opções Avançadas - Tela de Cálculos - Marque a opção Completar batidas faltantes (Ponto por Exceção)
Após configurado, verifique em Cálculos que as marcações aparecerão pré assinaladas para o dia todo:
Exemplo de Ponto por Exceção com marcações
Alocar Batidas
Ao usar a opção Ponto por Exceção, recomendamos utilizar também a opção Alocar batidas, essa opção irá aproximar as marcações de acordo com o horário do cadastro dos funcionários.
Para marcar essa opção, dentro do horário do funcionário vá em Opções Avançadas - Importação de Batidas - Na opção Alocar batidas de acordo com horário de trabalho mais próximo, configure Ativado - Clique Concluir.
Observação
- Após marcar a opção de Ponto por Exceção no horário e em Cálculos não ficar pré assinalado as marcações, recalcule o período em: Manutenções - Alterações em Massa;
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Suporte Técnico
A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.