Secullum logo

Common questions

Common questions

Back

Como configurar um Feriado com Ponto Facultativo no Secullum Ponto Web?

O Ponto Facultativo se resume nos feriados em que as empresas podem escolher ou não realizar suas atividades, permitindo que os funcionários trabalhem ou não, de acordo com dias específicos que não são considerados feriados nacionais, estaduais ou federais.

Quem define se vai ou não haver trabalho no ponto facultativo é o dono da empresa. Isso significa que, nesse dia, o colaborador precisa comparecer ao trabalho caso seja determinado, o que implica pagamento de horas extras somente após passar da sua carga horária. Além disso, caso o trabalhador não compareça e não tenha nenhuma justificativa, esse dia pode ou não ser descontado do salário.

Os dias facultativos mais conhecidos brasileiros são: Carnaval e Corpus Christi.


Criando um Feriado Facultativo

Para utilizar o Ponto Facultativo no Ponto Web, entre no caminho: Cadastros - Feriados.


Clique no ícone para incluir um novo feriado, configure o feriado e marque a opção Ponto Facultativo:


Comportamento do Feriado Facultativo em Cálculos

Após a criação do feriado, veremos em Cálculos alguns exemplos de como se comporta esse feriado:


Dias 05 e 06

Funcionário trabalhou normalmente nesses dois dias, mostrando assim horas NORMAIS;

Dia 07

Funcionário trabalhou meio turno, mostrando assim horas NORMAIS até sua saída, as horas faltantes do dia NÃO serão consideradas FALTAS;

Dia 08

Funcionário trabalhou normalmente e ultrapassou sua carga diária nesse dia, essas horas excedentes serão consideradas EXTRAS FERIADO, no nosso exemplo, está configurado para que essas extras caiam na coluna Ex100%.

Dia 09

Funcionário não veio trabalhar, nesse caso, será considerado FERIADO normalmente;


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Category: Technical support
 
Last Update: 12/08/2023
Number of Access: 2558

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp