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Utilizando o Backup Remoto nos sistemas da Secullum

O serviço de Backup Remoto permite salvar arquivos de backup do banco de dados do sistema em um diretório na nuvem da Secullum, garantindo assim mais segurança nos arquivos de backup. A segurança dos nossos servidores e onde os mesmos ficam armazenados, podem ser consultados clicando aqui.

Por padrão o tamanho disponibilizado na nuvem é de 200 MB, tamanhos maiores na nuvem devem ser contratados a parte com o setor Comercial da Secullum.

Esses backups na nuvem podem ser baixados a qualquer momento no site da Secullum, para mais detalhes, verifique a FAQ: Como realizar o download do Backup Remoto no site da Secullum?.

CUIDADO
Para banco de dados que possuam mais de um CNPJ cadastrado, o espaço disponível para o Backup Remoto será referente a empresa principal registrada no sistema.


Habilitando o serviço do Backup Remoto nos sistemas

Neste manual mostraremos como habilitar e configurar o backup remoto no Secullum Ponto Offline, os procedimentos serão os mesmos para os sistemas de acesso. Para habilitarmos, devemos entrar no caminho:

  • No Secullum Ponto Offline: Manutenção - Serviços Online - Backup Remoto;
  • Nos sistemas de acesso: Manutenções - Serviços Online - Backup Remoto.

AVISO
Somente usuários com privilégios de Administrador podem alterar configurações desta tela.

Na tela acima, clique em Habilitar serviço de Backup Remoto, para habilitar esse serviço e podermos incluir de forma manual ou automática backups para a nuvem da Secullum.

  • Empresa: Nome da empresa principal do banco de dados. Este campo não pode ser alterado;
  • Espaço: Espaço de armazenamento contratado pela empresa para salvar os backups nos servidores da Secullum. Por padrão todos clientes possuem 200 MB, tamanhos maiores devem ser ser contratados a parte com o setor Comercial da Secullum.

Verificar se o serviço está ativo para esta empresa

Verifica se o serviço está habilitado para a empresa. Para os clientes Mensalidade e Anuidade, esse serviço pode ser utilizado sem custos adicionais, apenas habilitando a opção.

Quando a situação do cliente estiver regular e pronta para o uso, mostrará a mensagem abaixo:

Mensagens diferentes dessa acima, deverá ser consultada com a revenda e o Comercial da Secullum Software.


Histórico de utilizações do serviço

Mostra o histórico de uso da opção, informando o dia início, dia fim e hora em que o administrador tentou importar um backup para a nuvem.


O que fazer quando exceder o espaço contratado

  • Apagar arquivos mais antigos que correspondem ao tamanho necessário para o novo arquivo: Serão apagados os arquivos mais antigos do diretório afim de liberar espaço para que o novo arquivo seja salvo;

  • Não enviar o novo arquivo e me avisar sobre o problema: Será exibido aviso ao usuário informando que o espaço contratado é insuficiente para salvar o novo arquivo.


O que fazer quando já houver um arquivo com o mesmo nome

  • Sobrescrever o arquivo existente: Ao detectar um arquivo com o mesmo nome, o sistema irá substituir o arquivo já existente pelo que está sendo salvo;

  • Renomear o arquivo a ser enviado: Ao detectar um arquivo com o mesmo nome, o sistema insere ao final do nome do arquivo um número sequencial:

    • Exemplo: Caso exista um arquivo chamado backup.bak na nuvem, o próximo arquivo com este nome será o arquivo backup(1).bak.


Lista dos arquivos remotos

Listagem dos arquivos que estão salvos nos servidores da Secullum. Ao clicar em Atualizar lista, busca todos os arquivos salvos na nuvem, listando os mesmos e seus respectivos tamanhos.

No momento da inclusão dos arquivos manualmente, todos arquivos serão "zipados", diminuindo assim o tamanho real do banco de dados, dessa forma, o cliente poderá incluir mais backups e não precisará contratar um tamanho maior.

OBSERVAÇÃO
Banco de dados em Access podem não ser zipados, ou seja, caso o cliente importe um backup de 100MB ou mais desse tipo de banco, em alguns casos o sistema não conseguirá zipar esse banco, mantendo assim o seu tamanho original na nuvem.

  • Enviar um arquivo para o servidor: Clicando no ícone , o administrador do sistema poderá incluir backups manualmente para a nuvem. Selecionando o backup, será mostrado a tela de envio, conforme imagem de exemplo abaixo:


Envio automático do backup para a nuvem

Nos procedimentos acima, demonstramos como enviar backups para a nuvem de forma manual. Esse envio também pode ser realizado de forma automática, ou seja, criando um agendamento de tarefa, é possível que toda vez que fecharmos o sistema, seja enviado um backup para a nuvem.

Para esse envio automático, devemos ir até o caminho:

  • No Secullum Ponto Offline: Manutenção - Banco de Dados - Cópia de Segurança - Agendar - Incluir;
  • Nos sistemas de acesso: Manutenções - Banco de dados - Cópia de Segurança - Agendar - Incluir.

Clicando em Incluir, devemos criar um agendamento para que toda vez que fecharmos os sistemas da Secullum, o sistema envie um backup para a nuvem. Dentro da tela abaixo, selecione em Tarefa a opção Backup automático e conclua a tela:

Agora, ao fechar o sistema, será enviado esse backup para a nuvem. Com essa configuração, o cliente sempre terá um backup atual nos nossos servidores, trazendo assim mais segurança em caso de perca de dados.

IMPORTANTE
Caso o cliente finalize a operação de envio antes do concluir, o banco de dados não será enviado para a nuvem.


Agendamento diário, semanal ou mensal do backup para a nuvem

Outra opção para aqueles clientes que querem uma segurança a mais, é agendar tarefas para que o Sistema faça automaticamente um backup e envie esse para os servidores da Secullum (nuvem).

Assim, é possível configurar diariamente, semanalmente e mensalmente essa tarefa, sem que o cliente se preocupe em enviar os backups manualmente.

Para criar esse agendamento, devemos ir até o caminho:

  • No Secullum Ponto Offline: Manutenção - Banco de Dados - Cópia de Segurança - Agendar - Incluir;
  • Nos sistemas de acesso: Manutenções - Banco de dados - Cópia de Segurança - Agendar - Incluir.

Clicando em Incluir, temos as seguintes opções:

  • Tarefa: Informe a frequência com que será executada a tarefa, podendo ser: Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente;
  • Data de Início: Dia que será criado o agendamento;
  • Hora do Agendamento: Hora configurada para criar o agendamento, sempre será realizado nessa hora configurada os agendamentos;
  • Local do Arquivo: Local do arquivo que será salvo o backup, lembre-se de informar um nome para o backup;
    • Enviar backup para servidor remoto: Marque essa opção para que esse backup salvo seja enviado para a nuvem;

Depois de configurado, deixe o Gerenciador de Tarefas do Secullum Ponto Offline ativo sempre, para que na hora configurada, o sistema consiga realizar essa tarefa.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Several
Category: Technical support
 
Last Update: 01/11/2022
Number of Access: 3471

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

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