Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
VoltarComo comunicar com os equipamentos Evo Facial | Secullum Ponto Web
Os equipamentos faciais da EVO são dispositivos modernos de reconhecimento facial usados para controle de acesso e gerenciamento de ponto. Utilizando tecnologia avançada de reconhecimento biométrico, esses dispositivos garantem alta precisão na identificação dos usuários e uma operação rápida e eficiente. Os equipamentos da EVO são projetados para se integrar facilmente com sistemas de gestão de presença e segurança, proporcionando uma solução confiável e segura para empresas de diversos tamanhos.
Neste manual mostraremos como realizar a comunicação com este equipamento no sistema Secullum Ponto Web.
Especificações dos Equipamentos |
---|
Modelo | Comunicação | Manutenção de Digitais | Porta de Comunicação | Tipo de REP | Reconhecimento Facial | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
USB | TCP/IP | Serial | REP-A | REP-C | REP-P | ||||
Evo-40 | ✅ | ✅ | 7788 | ✅ | ✅ | ✅ | |||
Evo-50 | ✅ | ✅ | 7788 | ✅ | ✅ | ✅ |
Para cadastrar e efetuar a comunicação com o equipamento siga os seguintes passos:
Cadastro do Equipamento |
---|
Dentro do Ponto Web, acesse o menu: Manutenções - Equipamentos - Cadastro. Clique no ícone para adicionar um equipamento;
Na tela de cadastro, inclua os dados:
- Descrição: Informe um nome para esse equipamento;
- Marca / Modelo: Selecione um dos modelos da EVO: Evo-50, Evo-40;
- Comunicação: Utilize a opção TCP/IP;
- Empresa: Selecione a empresa principal para uso do equipamento;
- Centro de Custo: Informe um se o cliente utiliza essa opção. Caso contrário, deixe em Nenhum;
Demais configurações:
- Desativar envio automático de dados: Opção que enviará ou não as configurações dos colaboradores e do REP para o relógio de ponto automaticamente, dentro de 1 minuto. Essas configurações podem ser: Nome, N° de Folha, N° Identificador, CPF, PIS, Leitoras do equipamento, Senha do Menu, Digitais entre outras em que podem ser enviadas para o relógio;
- Desativar recebimento automático de registros: Opção para receber ou não os registros automaticamente dos equipamentos cadastrados no sistema, esse recebimento se dará num intervalo de 5 minutos de ociosidade (sem que nenhuma comunicação tenha acontecido dentro desses minutos).
- Comunicar com equipamento em modo REP-P: Com a opção selecionada, o equipamento comunicará como um equipamento tipo REP-P, onde os comprovantes dessas marcações podem ser visualizadas na Central do Funcionário. Com a opção desmarcada, o equipamento Evo será considerado um REP-A, onde não será possível retirar comprovantes;
Após esse cadastro inicial, devemos entrar nas configurações do equipamento, para isso, veja os passos abaixo:
Configurações do equipamento Evo no Secullum Ponto Web |
---|
Dentro do cadastro do equipamento, clique em Configurações:
- GERAL: Preencha o campo Número Serial do equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento;
- Desvincular equipamento ao banco de dados: Quando dois bancos tentam usar o mesmo Número Serial no Ponto Web, isso impede a comunicação com o equipamento. Ao clicar na opção, o banco previamente conectado será desconectado, permitindo o uso do equipamento no banco de dados atual do Ponto Web.
- Esse número serial pode ser visualizado no equipamento Evo, pelo caminho: Menu - Informações - Info - Num. Serie (SN);
Demais opções em Configurações:
- STATUS: Mostra as informações técnicas do equipamento como: Modelo, Versão do Firmware, Algoritmo de Digitais e MAC;
- DATA E HORA: Opção para configurar o fuso horário do equipamento;
- RECUPERAR REGISTROS: Tela para recuperar as marcações dos colaboradores. Após configurar as datas, clique em Receber para recuperar os registros;
Agora, devemos configurar o equipamento Evo para a comunicação com o Secullum Ponto Web.
Configurações de rede no Equipamento |
---|
Para uma comunicação com êxito no Secullum Ponto Web, configure as seguintes telas no equipamento:
Aviso
Para comunicar com esse equipamento, não é necessário do Agente de Comunicação do Ponto Web, pois ele comunica através de comunicação Modo Cliente, onde criamos um servidor especial para esse equipamento.
Para comunicar com esse equipamento, não é necessário do Agente de Comunicação do Ponto Web, pois ele comunica através de comunicação Modo Cliente, onde criamos um servidor especial para esse equipamento.
Menu - Rede - Servidor
- Req. Servidor: Sim;
- Dominio: Sim;
- URL: Configure o seguinte caminho: evo.secullum.com.br;
- Dica: Utilize o botão de espaço do teclado para inserir o ponto final;
- IP: Indiferente, pois o equipamento irá se comunicar com a URL acima;
- Porta: 7788 (porta padrão para esse equipamento);
- Heartbeat: Indiferente o valor;
- Servidor valida: Não;
Menu - Rede - Ethernet
- DHCP: Ao configurar DHCP como "Sim", o equipamento automaticamente obterá um IP disponível na rede, desde que o cabo de rede esteja conectado ao equipamento. Configurando como "Não", os dados abaixo precisarão ser configurados, conforme a rede do cliente;
- IP: Informe um IP livre disponível na rede para a comunicação;
- Máscara: Configure a máscara de rede do computador nessa opção;
- Gateway: Configure o gateway da rede do cliente;
- IP Servidor DNS: Não é necessário configuração, pode deixar zero;
- MAC Address: Endereço MAC do equipamento, não é possível trocá-lo.
Aviso
Se houver dúvidas para configurar essa parte, verifique com o TI do cliente.
Se houver dúvidas para configurar essa parte, verifique com o TI do cliente.
Terminando essas configurações, o Evo está pronto para iniciar a comunicação com o Secullum Ponto Web.
Comunicando com o Evo no Secullum Ponto Web |
---|
Após todas as configurações acima serem realizadas, a comunicação entre Sistema x Evo pode ser feita através do menu Movimentações - Comunicação, basta selecionar o equipamento e selecionar a Ação desejada. Em seguida clique em Iniciar.
Manutenção de Funcionários |
---|
Nessa tela, é possível enviar a biometria facial do colaborador para o Evo, juntamente com o seu cadastro. Segue abaixo as informações para o envio das biometrias faciais:
- Ao enviar o cadastro do colaborador com foto do Ponto Web para o Evo no menu Manutenção de Funcionário, a foto será utilizada como biometria facial;
- Quando uma foto é cadastrada no perfil de um colaborador pelo Evo e enviada para o Ponto Web, se o colaborador não tiver uma foto em seu cadastro, essa foto será automaticamente incluída em seu cadastro;
- Se já houver uma foto do colaborador cadastrada no Ponto Web e tentarmos receber a foto cadastrada do Evo, a foto do Evo não substituirá a foto existente no cadastro do Ponto Web;
- Já a foto cadastrada no Ponto Web, substituirá a foto cadastrada no Evo.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Tópicos Relacionados
Suporte Técnico
A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.