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Perguntas Frequentes

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Restrição de Dispositivos no Secullum Ponto Web

Com a Portaria 373 dando a liberdade aos colaboradores de marcar o ponto em dispositivos alternativos dentro ou fora do local de trabalho, algumas empresas por questões de segurança, podem adotar a medida de definir quais dispositivos os funcionários poderão realizar essas marcações.

No Secullum Ponto Web é possível realizar esse tipo de configuração, restringindo assim para que os funcionários façam marcações em apenas dispositivos específicos como por exemplo, um computador, smartphone ou tablet. Outras opções de segurança que podemos mencionar e que podem ser adotadas no nosso sistema são: Perímetros Autorizados e Reconhecimento Facial através da marcação de ponto.

AVISO
A opção Restrição de Dispositivo de Origem está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web e a partir da versão 1.20.0 do app Central do Funcionário.


Autorizando o registro de ponto em um computador específico

Para autorizar computadores específicos em que os colaboradores poderão realizar marcações de ponto, entre no menu Cadastros - Funcionários, selecione um funcionário específico e vá até a aba CENTRAL DO FUNCIONÁRIO.

No campo Último Dispositivo de Origem sempre será mostrado o último local onde o funcionário realizou a marcação de ponto, se for web, mostrará qual o navegador e o IP externo.

Em Restrição de Dispositivo de Origem é onde iremos restringir os computadores que poderão incluir marcações de ponto por geolocalização. Lembrando que para essa funcionalidade estar disponível, devemos marcar a opção Permitir inclusão de ponto manual via central do funcionário em Manutenções - Central do Funcionário - Inclusão de Ponto:

Dentro da restrição, devemos marcar a opção Permite inclusões de ponto somente através dos dispositivos aqui autorizados para incluirmos somente dispositivos autorizados:

Ao clicar em Incluir, veremos os campos a seguir:

  • Plataforma: Tipo de dispositivo que será autorizado a incluir ponto, podendo ser: App ou Web;
  • Identificação: Insira o IP Externo de origem ou IP Público (Provedor de Internet) nessa configuração, para que apenas pessoas dentro dessa estrutura de rede possam incluir o ponto. Por exemplo, incluindo o IP Externo da sua empresa, os funcionários em casa não conseguirão incluir ponto, pois não se tratará da mesma rede; Essa informação pode ser vista no navegador dentro da Central do Funcionário em Configurações - Identificação do Dispositivo ou através dos links abaixo:

IMPORTANTE
Abaixo listamos 2 sites em que podem ser visualizados os IPs Externos de sua rede:

- https://whatsmyip.com/

- https://www.meuip.com.br/

  • Apelido: Essa informação será preenchida automaticamente indicando o navegador utilizado pelo funcionário;
  • Último Login: Essa informação será preenchida automaticamente indicando a data e hora do último login realizado pelo funcionário;
  • Preencher dados conforme último login do funcionário: Caso o funcionário tenha se logado pela Central do Funcionário Web, clicando nessa opção será importado os dados automaticamente de Plataforma, Identificação e Apelido, facilitando o cadastro dessas informações.


Após a inclusão dos dispositivos autorizados no Secullum Ponto Web, funcionários que estão fora do IP Externo configurado não conseguirão incluir ponto por geolocalização, mostrando a mensagem abaixo. Lembrando que os funcionários poderão ainda solicitar ajustes de ponto caso tenham essa opção habilitada na Central do Funcionário Web:


Autorizando o registro de ponto em um celular ou tablet

Para autorizar celulares/tablets específicos em que os colaboradores poderão realizar marcações de ponto, entre no menu Cadastros - Funcionários, selecione um funcionário específico e vá até a aba CENTRAL DO FUNCIONÁRIO.

No campo Último Dispositivo de Origem sempre será mostrado o último local onde o funcionário realizou a marcação de ponto, se for celular por exemplo, mostrará o nome do dispositivo e o UUID do mesmo.

Em Restrição de Dispositivo de Origem é onde iremos restringir os celulares/tablets que poderão incluir marcações de ponto por geolocalização. Lembrando que para essa funcionalidade estar disponível, devemos marcar a opção Permitir inclusão de ponto manual via central do funcionário em Manutenções - Central do Funcionário - Inclusão de Ponto:

Dentro da restrição, devemos marcar a opção Permite inclusões de ponto somente através dos dispositivos aqui autorizados para incluirmos somente dispositivos autorizados:

Ao clicar em Incluir, veremos os campos a seguir:

  • Plataforma: Tipo de dispositivo que será autorizado a incluir ponto, podendo ser: App ou Web;
  • Identificação: Insira o UUID do celular ou tablet, essa informação pode ser vista no aplicativo Central do Funcionário em Configurações - Identificação do Dispositivo:
  • Apelido: Essa informação será preenchida automaticamente indicando o apelido do celular/tablet utilizado pelo funcionário;
  • Último Login: Essa informação será preenchida automaticamente indicando a data e hora do último login realizado pelo funcionário;
  • Preencher dados conforme último login do funcionário: Caso o funcionário tenha se logado pelo app da Central do Funcionário, clicando nessa opção será importado os dados automaticamente de Plataforma, Identificação e Apelido, facilitando o cadastro dessas informações.


Após a inclusão dos dispositivos autorizados no Secullum Ponto Web, funcionários que tentarem incluir ponto por geolocalização na Central do Funcionário App com um dispositivo que não foi configurado, será mostrado a mensagem abaixo. Lembrando que os funcionários poderão ainda solicitar ajustes de ponto caso tenham essa opção habilitada na Central do Funcionário App:


Dúvidas que podem surgir durante a utilização

Podemos cadastrar mais de um dispositivo?

SIM, é possível cadastrar diversos dispositivos para um único funcionário.

Posso usar a opção em Offline?

SIM, a inclusão de ponto respeita a configuração de restrição de dispositivos, ou seja, se o funcionário tentar realizar uma marcação em dispositivo em que não foi incluído e no modo offline, o mesmo apresentará a mensagem: A empresa onde você trabalha não autoriza a inclusão de ponto a partir deste dispositivo.

Podemos registrar o ponto no app Central do Funcionário por outro celular?

SIM, desde que esse outro celular seja incluído e autorizado para o funcionário nas restrições de dispositivos, caso contrário, o funcionário não conseguirá incluir o ponto em outros celulares.

É possível autorizar dispositivos por DDNS?

Atualmente não é possível restringir por DDNS, apenas pelo IP de origem. Para descobrir esse IP, entre num dos sites abaixo e inclua em Identificação o IP que é mostrado, para autorizar inclusões de ponto nesse endereço:

- https://whatsmyip.com/

- https://www.meuip.com.br/


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 13/01/2023
Quantidade de Acessos: 1657

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